Entenda o perfil e experiência do empreendedor com o segmento de franquia a investir

3 minutos para ler

A análise de perfil e experiência do empreendedor X segmento de franquia a investir é um processo de suma importância para evitar escolhas inadequadas e que possam causar frustrações futuras.

Uma pesquisa feita pelo Grupo Bittencourt com empreendedores de franquias revelou os diferentes perfis de pessoas que optam por investir nessa modalidade. De acordo com o estudo, as pessoas mais aprovadas pelas redes de franquias são aquelas com foco em resultados, dinâmicas, organizadas e comprometidas, além de perseverantes.

Quer saber mais? Confira, a seguir, o que você deve avaliar ao decidir seguir esse caminho!

Qual o perfil para empreender como franqueado?

Independentemente da área da franquia, um dos principais requisitos para ser um franqueado é ter foco no âmbito comercial. Essa característica é importante tanto para as franqueadoras que atuam na linha operacional quanto para aquelas que exigem que o franqueado ocupe o papel de gestor.

Além disso, o empreendedor deve conhecer e administrar os conceitos básicos de administração, como controle de receitas e de custos e capacidade de ampliar a unidade franqueada sem prejudicar o fluxo de caixa.

É indispensável que o empreendedor tenha uma boa relação interpessoal, habilidade para liderar e disposição para empreender, bem como paixão pelo negócio e suporte financeiro.

Outra questão relevante é ter estabilidade emocional, estando preparado para gerir crises e saber enxergar oportunidades de negócio.

Portanto, fica evidente que o perfil empreendedor é semelhante para a maioria das redes de franquia.

Como a experiência do franqueado influencia a escolha da franquia?

Quando o assunto é a experiência do futuro franqueado, é preciso ter mais cautela, haja vista que ela é um fator importante para decidir em qual área de franquia investir. Isso porque muitas franqueadoras exigem que o candidato tenha algum tipo de experiência no segmento de atuação.

Sem falar que, quando já se tem conhecimento do ramo, há mais facilidade para entender e comandar o negócio, evitando cometer erros que prejudiquem a gestão da franquia.

Ainda há a possibilidade de explorar a carteira de clientes conquistada na outra atividade na nova franquia. Assim, você já começa com uma vantagem no mercado, garantindo uma boa lucratividade desde o início.

Sendo assim, é altamente recomendado pensar sobre quais são as suas experiências profissionais e, a partir daí, buscar opções de franquia que estejam de acordo com as atividades que já exerceu.

Estar seguro da decisão de se tornar um franqueado é imprescindível para obter êxito nessa modalidade de negócio. Essa segurança deve vir da análise do seu perfil e da sua experiência. Desse modo, é possível entender se você tem aptidão para empreender e em quais áreas tem mais chances de sucesso.

Por isso, antes de qualquer coisa, vale a pena dedicar um tempo para estudar os fatores envolvidos no que se refere a perfil e experiência do empreendedor X segmento de franquia a investir. Mais importante do que a quantidade de dinheiro disponível para aplicar é optar por uma área que você conheça e na qual tenha habilidades para trabalhar.

Este post foi útil? Quer mudar a sua vida financeira? Veja como investir em franquias rentáveis!

Você também pode gostar

Deixe um comentário