Como atingir a independência financeira? Conheça algumas dicas!

4 minutos para ler

 À princípio, você pode achar que conquistar a independência financeira é deixar de depender de qualquer pessoa para pagar as suas contas. Apesar de essa ideia não estar errada, esse conceito vai muito além, pois diz respeito a ter uma renda que seja superior aos seus gastos.

Quando você é independente financeiramente, pode ter mais tranquilidade e qualidade de vida, já que não terá que trabalhar além do seu limite para obter ganhos extras e, consequentemente, pode dedicar-se mais ao que gosta, como passar mais tempo com a família ou viajar.

Está em busca da sua independência financeira? Confira, neste post, algumas das melhores dicas para melhorar os seus rendimentos!

Abra o seu próprio negócio

Você está cansado de trabalhar para os outros sem ter expectativas de crescimento na carreira e gostaria de ter mais liberdade para lidar com o que gosta? Para esse caso, uma boa dica é abrir o seu próprio negócio.

Contudo, para ser bem-sucedido como empreendedor, é fundamental ter disciplina e saber gerir o seu tempo, visto que o início de qualquer empresa requer trabalho duro. Investir em uma franquia, por exemplo, é uma alternativa para quem quer ingressar no mercado com mais segurança e maiores chances de sucesso, pois trabalhará com um modelo de negócio testado e aprovado.

Tenha reservas

De nada adianta ser bem remunerado se você gasta de forma descompensada, adquirindo dívidas que não consegue pagar, ou passa a maior parte do mês sem dinheiro no bolso.

Fazer reservas é um ponto fundamental para ser independente financeiramente. Portanto, organize-se para guardar uma quantia mensal na sua conta. Evite mexer nesse dinheiro, assim, você terá um capital disponível para momentos de emergência ou para realizar os seus sonhos, como comprar a casa própria.

Invista e aplique o seu dinheiro

Para fazer render o seu dinheiro, uma alternativa é investi-lo e aplicá-lo. Para isso, é importante ficar atento às mudanças do mercado e conhecer quais são as melhores áreas para realizar investimentos.

Na atualidade, por exemplo, a taxa de juros está alta no Brasil, o que indica que as aplicações de renda fixa, como LCIs, CDBs e Tesouro Direto, são um bom negócio.

Gaste menos do que ganha

Uma das principais razões do endividamento das pessoas é gastar mais do que se ganha. Nesse sentido, é recomendável aprender a controlar os seus gastos e ficar atento a fim de verificar no que o seu dinheiro está sendo empregado. Dessa forma, você pode cortar gastos supérfluos e fazer sobrar uma grana na sua conta.

Outra forma de equilibrar essa balança é buscando novas maneiras de gerar renda, o que deixa o seu orçamento menos apertado.

Evite o “efeito sanfona”

Geralmente, o ‘’efeito sanfona’’ é um termo relacionado a dietas, sendo usado para descrever o processo de emagrecer, mas engordar novamente. Porém, essa expressão também pode ser aplicada às suas finanças. Isso porque, ao economizarem e visualizarem uma boa quantia sobrando, muitas pessoas sentem vontade de gastá-la.

Se você quer evitar isso, procure manter a calma e refletir se realmente é preciso gastar esse dinheiro. Trata-se de algo de que você verdadeiramente precisa ou é apenas uma vontade passageira? Com isso, é possível concluir se vale a pena fazer essa retirada ou é melhor manter o dinheiro na conta.

Ficou claro que há diferentes maneiras de alcançar a sua independência financeira. Para fazer a melhor escolha, é preciso levar em consideração os seus objetivos de vida. Por exemplo, para quem quer aumentar a sua renda, seguir novos rumos profissionais e encarar novos desafios, a alternativa mais adequada seria investir em um novo negócio.

Este conteúdo foi útil? Já pensou em dobrar a sua renda trabalhando em casa? Veja bons motivos para apostar em uma franquia home office!

Você também pode gostar

Deixe um comentário