Aprenda a identificar franquias rentáveis antes de investir!

4 minutos para ler

Abrir uma franquia é considerado um investimento mais seguro do que iniciar um negócio do zero, uma vez que o empreendedor vai trabalhar com uma marca conhecida, que já foi testada e aprovada no mercado. Contudo, ainda assim, é preciso ter cautela e fazer uma ampla pesquisa sobre as franquias rentáveis, visando garantir uma escolha mais acertada e lucrativa.

Há diversas formas descobrir se uma franquia pode trazer os lucros que você espera ao empreender. Quanto mais informações você conseguir levantar, mais segurança e facilidade terá na condução da atividade, evitando frustrações relacionadas às finanças do seu empreendimento e prejuízos.

Quer montar um negócio de sucesso? Confira, a seguir, como saber se uma franquia é rentável!

Faça uma análise de mercado

Antes de qualquer coisa, é recomendado fazer uma análise de mercado da área em que você pretende atuar. Isso porque uma atividade pode se mostrar lucrativa na atualidade, mas passar a dar prejuízos daqui há alguns anos por diversos fatores, como má administração, mudança nos processos operacionais ou até mesmo porque o mercado para de favorecer esse nicho de negócio.

Geralmente, isso é bastante comum com as franquias que vendem serviços ou produtos que são novidade no mercado e conquistam o público consumidor rapidamente, mas logo se tornam desinteressantes. 

Para não correr o risco de investir todo o seu dinheiro em algo incerto, obtenha o máximo possível de informações sobre o segmento que pretende entrar. Verifique quais são as suas variações e tendências e como isso vai afetar os seus ganhos ao longo do tempo.

Estude os números do negócio

É fundamental que o franqueado tenha uma ampla visão dos números da rede de franquias do seu interesse.

Na Circular de Oferta da Franquia (COF), que é um documento disponibilizado pelos franqueadores, estão descritos dados importantes, como o valor da taxa de franquia, royalties, faturamento médio e a taxa de publicidade. Essas informações te dão uma ideia dos custos que terá para tocar o negócio, bem como as receitas que poderão ser obtidas.

Procure destrinchar a operação da franquia e checar os demais números que evidenciem qual é o custo total e a lucratividade da franquia. Compreender qual é o custo para a implantação da estrutura da franquia é imprescindível para saber quando você vai começar a ter retorno do seu investimento.

Vale ressaltar que os valores despendidos com aluguel do espaço físico, IPTU e custo de mão de obra podem variar conforme a localização em que o negócio será instalado. Por isso, é aconselhável confirmar se as projeções feitas pela franqueadora estão de acordo com a sua região.

Peça recomendações

Nada melhor do que ouvir quem já está no mercado, não é mesmo? Após ler as informações cedidas pela empresa, uma boa dica é conversar com os franqueados atuais para conferir se os números da COF são verdadeiros.

O ideal é entrar em contato com mais de um franqueado. Assim, você perceberá se as promessas feitas pela franqueadora realmente são cumpridas.

Entenda quais são as franquias rentáveis

Basicamente, há dois nichos de franquias que são mais populares e considerados rentáveis, que são o de alimentação e prestação de serviços. Nessas duas áreas você encontra uma grande variedade de franquias, de diferentes tamanhos, valores de investimentos e especificidades.

Em se tratando da prestação de serviços, um dos setores que mais têm crescido e gerado boa lucratividade é o de corretora de seguros. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a área teve a terceira maior variação de faturamento (9,2%) no último ano. Tal aumento na lucratividade se deve ao fato de os brasileira buscarem se precaver mais diante do cenário instável da economia.

Sem falar que, de acordo com um estudo da Universidade de Oxford, apenas 19% dos brasileiros estão protegidos por um seguro de vida, por exemplo, o que significa que o mercado tende a crescer e tem muito espaço para novos exploradores.

Ficar a par de quais são as franquias rentáveis é crucial para ter um melhor direcionamento na hora abrir o seu negócio. Com isso, você descobre quais são as melhores opções do mercado e foge daquelas que possam gerar dor de cabeça no futuro.

Ficou interessado nas franquias de corretagem de seguros? Conheça as principais razões para investir nesse ramo!

 

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário