Escolha a franquia ideal para seu investimento!

6 minutos para ler

Optar por uma franquia pode ser uma excelente alternativa para quem deseja empreender, mas não tem experiência para iniciar um negócio do zero. Afinal, nessa modalidade, você recebe todo o suporte necessário para iniciar as suas atividades de forma segura.

No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, a escolha da marca certa pode se tornar complexa. Por isso, é fundamental observar alguns requisitos na hora de fazer o seu investimento. Assim, você pode escolher aquela que mais contempla as suas necessidades e oferece facilidades para a sua gestão.

Quer escolher um negócio de sucesso? Acompanhe, neste post, o que considerar para selecionar a franquia ideal!

Determine o seu perfil de empreendedor

Em primeiro lugar, é necessário determinar quais são as suas características enquanto empreendedor. Comece verificando qual é a quantia em dinheiro disponível para investir e, a partir daí, elenque quais são as suas habilidades e preferências.

Basicamente, há dois principais perfis de empreendedor de franquias: quem se arrisca em negócios novos e com grande potencial e quem prefere marcas que já estão consolidadas e oferecem menos riscos. Nesse contexto, também é possível definir a complexidade do negócio do seu interesse, que pode ter uma operação padronizada ou exigir maior gestão de materiais e pessoas.

Para identificar o seu perfil, também é importante analisar quais são as suas habilidades profissionais e as experiências anteriores. As suas características pessoais são aliadas para uma escolha adequada. Você costuma ser criativo? Consegue aprender rápido? Tem facilidade para lidar com números?

A franquia selecionada determinará a sua área de atuação e, considerando isso, a sua decisão tem que ser tomada não apenas pelo potencial de mercado, mas também pela identificação que você tem com o setor.

Verifique se você tem experiência pessoal

Muitas vezes, há quem goste de uma área, mas não tenha experiência suficiente para investir no segmento. Portanto, estude quais são as suas experiências pessoais e se elas estão de acordo com o segmento em que pretende investir.

Já superou novos desafios ou saiu de uma situação complicada por meio de uma comunicação eficiente? Essas seriam experiências pessoais a serem observadas para a escolha de uma franquia.

Analise o mercado

Na sequência, é o momento de analisar o mercado de atuação. As suas afinidades e expectativas contam muito nessa etapa. O franchising apresenta diversos nichos para os investidores, como saúde, alimentação, comunicação e seguros.

O ideal é checar quais são os segmentos que estão em crescimento na atualidade, quais estão menos saturados, quais são menos impactados pela crise e quais são os novos nichos com potencial em longo prazo.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, o nicho de seguros é uma das principais tendências do mercado, principalmente no Brasil, em que apenas 19% dos brasileiros estão resguardados por algum tipo de seguro, por exemplo.

Avalie o investimento necessário

Você tem o dinheiro necessário para investir na franquia ou terá que fazer um empréstimo? Para saber disso, leia com muita atenção quais são os custos envolvidos na compra da franquia, o que evita surpresas desagradáveis após a assinatura do contrato.

Além disso, é importante ressaltar que toda franquia tem taxas que podem variar bastante de acordo com o tipo de empresa. Assim sendo, pesquise e esclareça quais são as taxas cobradas no contrato. Jamais aceite condições tratadas apenas verbalmente.

Descubra qual é o tempo de retorno do investimento

Sem dúvidas, esse é um ponto importantíssimo e fundamental para determinar qual será o ponto de equilíbrio do investimento. Nunca aceite prazos de contrato que estejam abaixo do tempo estimado para o retorno do investimento.

Procure comparar o retorno do capital investido com uma aplicação feita no mercado financeiro. Recomenda-se que o retorno da franquia seja de duas a duas vezes e meia maior. Por exemplo, se o investidor investiu o seu capital no banco e tem um rendimento de 1% ao mês, o seu negócio precisa render entre 2% a 2,5% mensalmente para valer a pena.

Normalmente, as franquias que são consideradas sérias mostram esses dados e disponibilizam planilhas que ajudam o candidato a franqueado a calcular o tempo de retorno do negócio.

Verifique se há investimento em marketing

Outro aspecto substancial para se observar ao adquirir uma franquia diz respeito ao plano de marketing disponibilizado pela franqueadora. Isso porque, para ter sucesso, é imprescindível atrair clientes e, para tanto, é indispensável contar com ações de publicidade realmente efetivas.

Tenha em mente que uma boa rede de franquia precisa ter um plano de publicidade eficiente, tanto para as atividades iniciais da unidade quanto para as ações contínuas. Inicialmente, é preciso promover campanhas para solidificar a base de clientes. Depois, é necessário adotar medidas para continuar crescendo.

Confira se são oferecidos treinamentos

A transferência de know-how é um ponto extremamente relevante nesse tipo de negócio e classificado como um dos principais atrativos para um modelo de franquia. Dito isso, confira se a empresa tem um tempo de existência suficiente para ter acumulado os conhecimentos que você não consegue desenvolver por conta própria.

Em seguida, fique atento aos tipos de treinamentos oferecidos pela marca, compreendendo o franqueado e os seus colaboradores. Questione de que forma o treinamento será prestado, onde e se haverá algum custo. Consulte o contrato para descobrir o que a franqueadora diz sobre esse tópico.

Não se esqueça de que, após a inauguração da unidade, você poderá enfrentar problemas com os quais ainda não está habituado, não sabendo qual é a maneira certa de resolvê-los. Quando isso acontecer, é necessário contar com a ajuda de especialistas para auxiliá-lo. Pensando nisso, fique a par de todo o suporte que a franqueadora fornece, o que deve incluir desde a parte jurídica, passando pelo gerenciamento de internet, até a compra de matéria-prima.

Com a análise desses fatores, é possível escolher a sua franquia de forma mais segura e garantir um investimento bem-sucedido. Quanto mais facilidade, clareza e transparência a franqueadora oferecer, mais chances de obter bons rendimentos os seus franqueados terão.

Quer saber mais? Entre em contato conosco, conheça o nosso serviço e tire todas as suas dúvidas!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário