Corretora de seguros: por que investir nesse ramo?

6 minutos para ler

Abrir um novo negócio é um grande desafio, já que é necessário aliar o que você domina com o que gosta de trabalhar e com o que tem potencial de mercado. Nesse sentido, investir em uma corretora de seguros é uma grande oportunidade para empreender, já que o segmento vem crescendo consideravelmente no Brasil.

De acordo com uma pesquisa feita pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o mercado de seguros cresceu 7,5% no país em 2018, abrindo espaço para novos investidores, o que se deve ao fato de as pessoas buscarem mais segurança e precaução nos momentos de instabilidade da economia.

Tem interesse nessa área? Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o negócio de corretora de seguros!

Como funciona uma corretora de seguros?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que são corretoras de seguros. Basicamente, são empresas autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) a vender os produtos das seguradoras, atuando na linha intermediária entre o segurado e a seguradora, de modo a garantir que o contrato seja cumprido.

No universo dos seguros, existem diversos termos e cláusulas específicas que podem causar confusão para os clientes que são leigos no assunto. Sendo assim, o conhecimento e a experiência do corretor no segmento são imprescindíveis para ajudá-lo a tirar todas as suas dúvidas e a escolher o seguro mais adequado para as suas necessidades, bem como para interceder a favor do seguro se houver algum problema.

Portanto, a corretora de seguros funciona como um canal menos burocrático para que o cliente negocie com a seguradora, uma vez que é o corretor que agilizará e facilitará a realização de processos, como indenização e endosso.

Esse negócio é rentável?

Erroneamente, muitas pessoas acabam por achar que o momento de crise econômica que o Brasil tem vivido nos últimos anos prejudica as vendas de seguros, mas é justamente o contrário! Isso porque a instabilidade apresentada no setor financeiro traz mais insegurança para as pessoas, fazendo com que elas queiram proteger a si mesmas e aos seus bens.

Recentemente, em decorrência das mudanças propostas para a aposentadoria, por exemplo, aumentou significativamente a busca por produtos relacionados à Previdência Privada, que podem ser vendidos por corretoras de seguros.

Diante disso, pode-se concluir que essa modalidade de negócio é bastante rentável não só pelo momento da economia brasileira, mas também por oferecer uma grande diversidade de produtos, como seguro para casa, seguro para carro, seguro de vida etc.

Produtos mais procurados

A modalidade de seguro mais procurada é o seguro de vida. Logo em seguida, com grande potencial de crescimento, estão os seguros de previdência privada, de veículos e de saúde.

Chamado de Ramo Vida, esse segmento compreende os seguros de vida, previdência e acidentes, e ocupa 50% do mercado.

Conforme já mencionamos, os produtos de Previdência Complementar estão em franco crescimento e com previsão de continuidade, haja vista que, cada vez mais, os cidadãos brasileiros estão conscientes sobre a realidade do país: a população com idade acima de 65 anos está crescendo, o que significa que já temos mais pessoas aposentadas do que jovens contribuindo com os impostos para a aposentadoria dos idosos.

Assim, é necessário buscar alternativas para se aposentar futuramente.

Como é a competitividade no mercado de corretoras de seguros?

A competitividade é um fator a ser considerado em qualquer modalidade de empresa. No segmento de corretoras de seguros, a concorrência tem crescido, mas é um mercado que ainda tem espaço para novos investidores, pois a tendência é que a demanda pelos serviços aumente cada vez mais.

Para lidar bem com os concorrentes e elevar a sua competitividade, é fundamental investir em ações que possam gerar lucros por meio de estratégias diferenciadas, disponibilizando serviços que apresentem alto valor agregado.

É evidente que, no cenário atual de globalização e personalização dos serviços, é imprescindível que a corretora de seguros que deseja se destacar tenha personalidade e identidade para remeter uma imagem positiva para os clientes, o que contribui para adicionar valor aos seus serviços e tornar o seu nome referência no mercado — condição que aumenta a sua participação no segmento.

Para tanto, é recomendado apostar em inovação, o que, por si só, não garante que a sua empresa de seguros será bem-sucedida, mas ajuda a sua marca a se posicionar no ramo com uma identidade própria e diferenciada, que chame a atenção do público consumidor.

A inovação pode estar relacionada a melhorias no atendimento, aos processos internos, à tecnologia ou, ainda, à forma como os serviços são divulgados. Pensando nisso, os empresários precisam estar sempre atentos para as oportunidades crescentes de inovação.

Outro ponto de suma importância no conjunto da competitividade é a capacidade de produção, principalmente ao levarmos em conta o dinamismo característico das organizações de serviços e a sua capacidade de suprir as demandas dos seus clientes. A organização deve estar sempre preparada para corresponder às expectativas do seu público.

Vale a pena investir em uma corretora de seguros?

Como vimos, o setor de corretagem de seguros está vivendo um bom momento e tende a seguir nesse mesmo ritmo pelos próximos anos, por causa das mudanças políticas e sociais do país, que estimulam a população a adquirir serviços que protejam a sua vida e os seus bens.

Assim sendo, você pode ter uma boa rentabilidade ao investir nessa modalidade de negócio. Ao abrir uma franquia de corretora de seguro, como A Vida de Ouro, você pode ter um bom faturamento médio mensal, que supera os lucros de algumas marcas franqueadoras que atuam no setor alimentício, por exemplo.

Sem falar que o franqueado recebe todo o suporte necessário para aumentar as suas chances de sucesso na área, tendo, à sua disposição, um modelo de negócio testado e aprovado no mercado e a expertise de especialistas que orientam as suas atividades, além de treinamentos presenciais e a distância e uma ampla gama de produtos para comercialização. Em suma, você faz um investimento relativamente baixo e tem retorno rápido, de maneira a mudar a sua vida profissional e financeira para melhor.

Quer abrir uma franquia de corretora de seguros? Entre em contato com A Vida de Ouro e descubra como podemos ajudá-lo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário