5 dicas rápidas sobre como abrir uma corretora de seguros!

4 minutos para ler

Os negócios no mercado de corretagem de seguros estão em alta nos últimos anos e tendem a continuar crescendo. Segundo um estudo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), esse nicho cresceu 7,5% no Brasil em 2018, o que se deve à recuperação gradativa da economia. Se você está pensando em como abrir uma corretora de seguros, é fundamental observar alguns fatores para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.

Esse segmento é bastante diversificado, uma vez que você pode trabalhar desde com seguros residenciais até com seguros de vida. Isso significa que há muitas opções para aumentar os seus lucros.

Tem interesse em ingressar nesse ramo? Confira, a seguir, as melhores dicas de como trabalhar com uma corretora de seguros!

Como abrir uma corretora de seguros?

1. Obtenha a autorização para atuar como corretor de seguros

Em primeiro lugar, o proprietário ou o corretor responsável por vender os seguros deve se habilitar na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o que o autoriza a trabalhar na área.

Para tanto, é necessário contatar a instituição e fazer a sua candidatura, levando em consideração os requisitos exigidos para conceder a habilitação.

2. Monte um plano de negócios

Independentemente do tipo de atividade, o plano de negócios é uma ferramenta de suma importância para novos empreendimentos. Esse processo tem que contemplar a situação em que o investimento será feito e como ele se relaciona com as ações do mercado.

Elabore o seu plano de forma objetiva e realista, visando a descobrir qual é a melhor opção de aporte financeiro para montar a corretora.

3. Faça um planejamento estratégico

O planejamento tem a finalidade de conectar a avaliação dos serviços oferecidos, os conhecimentos específicos do nicho e a ação da corretora de seguros. Para construí-lo, é indicado analisar os desafios que podem surgir e, posteriormente, conciliar as ações da empresa com as necessidades advindas das demandas do público-alvo. Alguns fatores que você deve definir para esse negócio são:

  • ramos de seguros que a corretora comercializará;
  • as seguradoras com as quais você se relacionará;
  • o mercado de clientes que deseja atingir;
  • qual será a sua forma de atuação.

4. Defina a localização

Sem dúvidas, a localização é um fator determinante para o sucesso de uma corretora de seguros. Essa questão se torna ainda mais relevante quando você recebe os clientes na empresa, em vez de visitá-los ou negociar por telefone ou pela internet.

É essencial que o local ofereça fácil acesso para o seu público e que o espaço seja bem estruturado, contando com todos os equipamentos necessários para a sua operação. Prefira salas comerciais que estejam próximas de estacionamentos, bancos, cartórios e demais serviços que colaborem para a sua empresa.

5. Pesquise os concorrentes na região

Tenha bastante atenção quanto a essa questão. Afinal, o ideal é que a região escolhida para instalar a corretora não esteja saturada, mas também é interessante ter outras corretoras, uma vez que isso atrai mais clientes.

Pensando nisso, pesquise quais são os concorrentes locais, como eles atuam e o que oferecem e deixam de oferecer. Desse modo, você pode estudar como se diferenciar das demais corretoras.

Quais são os benefícios de adquirir uma franquia de corretora de seguros?

Para quem quer empreender, mas quer ter mais praticidade e segurança ao montar o seu negócio, a melhor alternativa é adquirir uma franquia, uma vez que essa modalidade de negócio traz esses e diversos outros benefícios.

Isso porque a franqueadora, como a Vida de Ouro, ajuda os seus franqueados em todas as etapas da abertura da unidade, dando suporte para montar o seu plano de negócio, elaborar o planejamento estratégico, definir a melhor localização e estudar a concorrência. Com isso, você vai trabalhar no cenário mais favorável possível para a sua atividade, tendo mais chances de ser bem-sucedido.

Agora que você sabe como abrir uma corretora de seguros, já pode dar início à realização do seu sonho e conquistar a sua independência financeira com o seu negócio próprio.

Quer ter uma franquia de corretora de seguros? Entre em contato com a Vida de Ouro e conheça mais sobre o nosso serviço!

Você também pode gostar

Deixe um comentário